Turbinas de condensação são as que aproveitam ao máximo a energia do vapor
Existem basicamente dois tipos de turbinas a vapor: condensação e contrapressão. Vamos ver então 10 diferenças turbinas a vapor de condensação e de contrapressão.
Seleção de Turbinas a Vapor – Turbina a Vapor de Condensação
A turbina a vapor de condensação é indicada quando a demanda de vapor para os drivers do processo é maior que os requisitos de vapor disponíveis. A turbina de condensação utiliza toda a energia disponível do vapor, enquanto na turbina de contrapressão, o vapor após passar pela turbina ainda tem energia disponível para utilização em outros processos.
Seleção de Turbinas a Vapor – Disponibilidade de Vapor
A turbina a vapor de condensação é selecionada quando não há vapor de alta pressão disponível. Já a turbina a vapor de contrapressão é selecionada quando vários níveis de vapor são necessários para o processo.
Seleção de Turbinas a Vapor – Controle da Turbina
É mais fácil de controlar uma turbina de condensação do que de contrapressão. A de condensação requer menos alterações no vapor vivo para diferentes cargas
Seleção de Turbinas a Vapor – Consumo de Vapor
Para a mesma carga operacional, a turbina de condensação requer menos quantidade de vapor. Porque a queda de entalpia é maior do que na contrapressão, ou seja, é possível extrair mais energia da mesma quantidade de vapor
Seleção de Turbinas a Vapor – Custo da Turbina
Em geral, o custo de uma turbina de condensação é maior que a turbina de contrapressão. Além de serem maiores também contém mais sistemas auxiliares como condensador, bomba, extração etc.
Seleção de Turbinas a Vapor – Especto Ambiental
Podemos concluir que uma turbina de condensação é menos ecológica se pensarmos no seu tamanho físico que é maior, além de possuir mais equipamentos auxiliares do que na turbina de contrapressão.
Seleção de Turbinas a Vapor – Riscos de Ressônancia e Vibração
A turbina de condensação contém palhetas maiores quando comparada com a turbina de contrapressão para mesma capacidade de trabalho. Por esse motivo o risco de vibração é maior do que na turbina de contrapressão.
Seleção de Turbinas a Vapor – Custo Operacional
Por possuir mais equipamentos auxiliares, o custo operacional da turbina de condensação em geral é maior que da turbina de contrapressão.
Seleção de Turbinas a Vapor – Qualidade da Água de Alimentação da Caldeira
Nas turbinas de condensação, a água de alimentação necessária para a caldeira deve ser controlada e necessita uma um maior rigor no controle pois a possibilidade de deposição matérias orgânicas nas palhetas de baixa pressão é muito alta. Portanto, é necessário água de alimentação para caldeira com maior qualidade.
Seleção de Turbinas a Vapor – Corrosão de Palhetas
A possibilidade de corrosão de palhetas é maior nas turbinas de condensação. Isso porque ocorre à formação de gotículas de água na região de baixa pressão da turbina, lá na descarga.
Canal de compartilhamento de informações e conteúdos sobre TURBINAS A VAPOR.
Siga nos
Conteúdos recentes
Vídeo Relacionado
Participe da lista sobre Turbinas a Vapor
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
