TURBIVAP

A Maior Turbina a Vapor do Mundo

Rotor da Turbina Arabelle

A maior turbina a vapor do mundo tem nome: Arabelle.

 

Trata-se do modelo da maior turbina a vapor já construída no mundo, comparativamente ela é maior do que um Airbus A380. Hoje é sobre ela que vamos falar um pouco e descobrir algumas curiosidades.

A origem do nome da maior turbina vapor do mundo – Arabelle

A maior turbina a vapor do mundo, é um modelo de turbina a vapor as maiores do mundo, é utilizada em usinas nucleares a vapor, o volume em média dessas usinas é 5x o volume de usinas movidas a gás do mesmo tamanho. 

 

Atualmente as turbinas Arabelle já são usadas em um terço das usinas nucleares do mundo.

 

Arabelle é uma gigante criada por gigantes. O próprio nome da turbina é uma referência à sua história. O “A” vem dos negócios de energia da Alstom, que a GE finalizou a aquisição em 2015. O “Ra” aponta para o inventor francês Auguste Rateau, que foi o pioneiro em tudo, desde as turbinas a vapor, ventiladores para minas, compressores de gás centrífugos e outras invenções, e “Bel” significa Belfort, uma cidade francesa onde está instalada a unidade que fabrica as maiores turbinas a vapor do mundo.

O peso total dessa turbina completa é de 1100 toneladas, sob o efeito de vapor aquecido a 291°C e sob uma pressão de 75 bar, Arabelle gira a 1500 rpm e produz até 1900 megawatts de eletricidade.

História da Turbina a Vapor

Sobre o inventor das turbina a vapor mencionado anteriormente, Auguste Rateau, já tenho vídeo aqui no canal falando sobre ele, na verdade tem uma série sobre a história da turbina a vapor, que falo não só dele, mas de muitos outros personagens relacionado com a evolução das turbinas a vapor. Quando tiver tempo e quiser saber mais curiosidades, assiste lá, e deixe um comentário do que achou.

Turbina a vapor de grande potência
Maior turbina a vapor do mundo

Local de fabricação da maior turbina a vapor do mundo

É na cidade francesa de Belfort, surgindo de um grande parque industrial nos limites da cidade, onde está situada a unidade da GE que fabrica essas turbinas, com área de vários campos de futebol e galpões com mais de 80 metros de altura, mais altos que a Catedral de Notre-Dame, na capital Paris.

 

Lá dentro, os funcionários da GE Power constroem e testam turbinas e geradores a vapor, incluindo essas colossais turbinas a vapor Arabelle.

 

Essa planta é o único lugar do mundo onde elas atualmente podem ser fabricadas. Com mais de 70 metros, cada módulo da turbina tem quase o comprimento de um jumbo Boeing 747.  Para fabricação dessas turbinas, essa planta industrial é a única no mundo capaz de fabricar esse tipo de turbina, para isso são necessárias ferramentas e fundações especiais devido ao seu peso. 

Venda de Turbinas a Vapor Arabelle

Graças ao ressurgimento da energia nuclear na Europa, Ásia e África. Além do projeto e instalação das primeiras turbinas Arabelle no Reino Unido, a carteira da GE inclui contratos de turbinas e outros equipamentos para novas usinas de energia na Hungria, Finlândia e Turquia.

 

Recentemente, a GE anunciou que venceu um acordo para fornecer quatro grupos geradores de turbinas, incluindo quatro turbinas Arabelle, no Egito. A usina gerará 4,8 gigawatts, o suficiente para abastecer mais de 4 milhões de residências egípcias.

Assista o vídeo sobre a maior turbina a vapor do mundo

Usinas que utilizam as maiores  turbinas a vapor do mundo –  Arabelle

As usinas nucleares aproveitam o calor gerado pela fissão nuclear controlada para ferver a água. O vapor resultante viaja através de uma série de turbinas que geram um gerador para gerar eletricidade.

 

Em conjunto, cada um dos módulos de geração de energia projetados pela GE contém quatro módulos de turbina e um gerador. 

 

O projeto mais famoso utilizando essas turbinas gigantes, é no Reino Unido, que será uma das maiores usinas nucleares da Europa quando entrar em operação em 2025.

O maior projeto envolvendo as maiores turbinas a vapor do mundo deve ser concluído em 2025

As turbinas estão indo de seu local de nascimento em uma fábrica da GE Power em Belfort, França, com destino a Inglaterra, onde a EDF Energy está construindo o projeto.

 

A usina, que deve estar concluída em 2025, irá gerar eletricidade de baixo carbono suficiente para abastecer cerca de 6 milhões de residências – ou cerca de 7% das necessidades de energia do Reino Unido.

 

Além disso, criará 25.000 empregos. O governo do Reino Unido aprovou o projeto de £ 18 bilhões (aprox. R$ 128 bilhões).

Rotor da maior turbina a vapor do mundo

Condições operacionais da maior turbina a vapor do mundo

As turbinas a vapor Arabelle fornecem potência de 700 MW a 1.900 MW em ciclos de 50 e 60 Hz.

 

Seu projeto exclusivo de expansão de vapor de fluxo único, melhora a eficiência dos seus rotores soldados e um projeto de exaustão de baixa pressão independente, reduz as cargas dinâmicas na fundação. 

 

O projeto da turbina Arabelle resulta em três módulos, na primeira ocorre a expansão do vapor em um caminho de alta pressão (HP) de fluxo único. Nessa turbina o vapor se expande em uma sessão de pressão intermediária (IP) de fluxo único antes de passar pelos quatro, seis ou oito fluxos de baixa pressão (LP), ou seja, 60 por cento da energia vem de expansão de fluxo único de vapor altamente eficiente.

LISTA E-MAIL TURBINA A VAPOR

Cadastre-se em nossa lista de distribuição e receba conteúdos exclusivos

Noção da grandeza dessa turbina a vapor

No total, cada Arabelle terá por volta de 70 metros de comprimento incluindo gerador. Além disso, a Arabelle é reconhecida por seu alto índice de confiabilidade de 99,96% em 400.000 horas de operação, para qualquer condição de contrapressão.

 

O peso total dessa turbina completa é de 1100 toneladas. No entanto, ela é bem ágil. Sob o efeito de vapor aquecido a 291°C e sob uma pressão de 75 bar, Arabelle gira a 1500 rpm e produz em média 1760 megawatts de eletricidade.

Arabelle é a maior turbina a vapor do mundo

Outros detalhes do projeto da turbina a vapor Arabelle

O conjunto de palhetas da turbina Arabelle apresenta um perfil tridimensional projetado com alto desempenho aerodinâmico.

 

Todas as palhetas rotativas, exceto as palhetas do último estágio, são integradas para minimizar a perda, ou seja, usinadas no próprio rotor. A fabricação das palhetas como uma unidade, ou seja, um bloco só, elimina peças avulsas.

 

Um projeto de fixação de raiz bifurcada e fixada une as lâminas e as nervuras de vedação são usinadas após a montagem. A estrutura de palheta contínua depois de usinada ajuda a garantir um controle de frequência confiável e consistente.

 

Da uma olhada nessas estruturas azul, isso são colunas de 16m de altura. Ao todo são 15 colunas que vão receber mais de 2500m3 de concreto e que vai sustentar a maior turbina a vapor do mundo!!!! Só o rotor da turbina de baixa pressão pesa 280 toneladas.

 

Base onde a maior turbina a vapor do mundo será fixada

Canal de compartilhamento de informações e conteúdos sobre TURBINAS A VAPOR e COGERAÇÃO DE ENERGIA.

Siga nos

Conteúdos recentes

Vídeo Relacionado

Participe da lista sobre Turbinas a Vapor
Sair da versão mobile