TURBIVAP

Funcionamento Atuador Turbina a Vapor

Atuador hidráulico acionando válvulas parcializadoras da turbina

FUNCIONAMENTO DE ATUADOR EM TURBINAS A VAPOR

O que é e o que faz um atuador hidráulico?

Você que acompanha esse canal já deve saber do que se trata um atuador e sua função quando aplicado em turbomáquinas, correto?

 

Mas quão preciso eles podem e precisam ser? É isso que queremos compartilhar com você hoje. 

 

Bom, para os que ainda não sabem do que se trata um atuador, de forma geral é um elemento ou dispositivo que pode ser pneumático, elétrico, hidráulico, eletro-hidráulico, enfim é um dispositivo que combina os princípios da eletromecânica e da hidráulica para converter um sinal elétrico em movimento hidráulico.

 

Ele é amplamente utilizado em aplicações onde requer controle preciso e potência para operações mecânicas.

 

Trazendo para o nosso mundo das turbomáquinas, os atuadores são aplicados em turbinas a gás e vapor, para o acionamento e controle das válvulas de regulagem e emergência da turbina. De forma geral são atuadores lineares eletro-hidráulicos.

Como funciona um atuador aplicado em turbina a vapor?

O funcionamento básico de um atuador eletro-hidráulico pode ser resumido pela entrada de um sinal elétrico: Então o atuador eletro-hidráulico recebe um sinal elétrico de um controlador ou sistema de controle. Esse sinal pode ser uma corrente elétrica, uma tensão ou um sinal digital, dependendo do tipo de atuador utilizado. 

"Esse sinal elétrico é enviado para uma unidade de controle, que pode ser um circuito eletrônico ou um controlador programável. A unidade de controle interpreta o sinal elétrico e determina a quantidade de movimento ou força hidráulica necessária pelo sistema"

FUNCIONAMENTO DE ATUADOR EM TURBINAS A VAPOR
Atuador hidráulico acionando válvulas parcializadoras da turbina

Com base nas “instruções” recebidas dessa unidade de controle, um motor de corrente contínua ou alternada é acionado, dependendo logicamente do projeto e fabricante de cada atuador. Convertendo assim essa a energia elétrica em movimento mecânico.

 

Esse movimento mecânico é transmitido a um sistema hidráulico por meio de um conjunto de dispositivos mecânicos, que geralmente emprega o uso de cilindros hidráulicos e alavancas de acionamento. O sistema hidráulico utiliza então o óleo pressurizado para transmitir e amplificar o movimento mecânico.

Confiabilidade e precisão no movimento

Agora que sabemos grosseiramente seu funcionamento, fica fácil saber que a precisão do movimento e tempo de resposta de um atuador aplicado em turbinas a vapor precisa ser bem fino e confiável, afinal estamos tratando do elemento que vai ser o responsável por receber um sinal de comando e atuar para abrir ou fechar uma válvula de admissão de vapor ou de emergência.

 

Logo, uma função importantíssima que pode ocasionar sérios problemas relacionados com segurança, principalmente por sobrevelocidade caso não funcione corretamente.

 

E aí chegamos ao ponto que gostaríamos de compartilhar com você, para ilustrar um pouco sobre a precisão envolvida e disponível por alguns desses dispositivos e fabricantes disponíveis para aplicação em turbinas.  

 

Vamos dar uma olhada em seu funcionamento prático?

Preparamos um vídeo específico sobre o funcionamento de atuador em turbinas a vapor especialmente para você

LISTA E-MAIL TURBINA A VAPOR

Cadastre-se em nossa lista de distribuição e receba conteúdos exclusivos

Canal de compartilhamento de informações e conteúdos sobre TURBINAS A VAPOR.

Siga nos

Conteúdos recentes

Vídeo Relacionado

Participe da lista sobre Turbinas a Vapor
Sair da versão mobile