Início » Conteúdo » Turbina a Vapor » Rasgo de chaveta roda turbina a vapor
De modo geral as chavetas não são utilizadas para realizar transmissão de torque desenvolvido na roda para o eixo da turbina
Para que serve o rasgo de chaveta na roda da turbina a vapor?
Todas as rodas de turbinas a vapor são montadas por interferência no eixo da turbina, logicamente isso quando o rotor não for integral, ou seja, tipo monobloco forjado.
Algumas das rodas apresentam rasgo de chaveta na roda da turbina a vapor.
Essas rodas são projetadas e dimensionadas para suportar velocidades acima da velocidade crítica da turbina, definido por cada fabricante.
Em média, os cálculos de projetos e interferência entre roda e eixo, consideram velocidades 120% até 130% acima da velocidade máxima da turbina, dependendo de cada projeto.

A chaveta do rotor da turbina a vapor
Algumas turbinas a vapor utilizam apenas o fator de interferência para montagem, posicionamento e travamento da roda no eixo da turbina, outras utilizam anéis de travamento e outros ainda utilizam chavetas, que é sobre o que vamos falar.
Com rotação da turbina acima da faixa de tolerância máxima, as rodas podem se expandir a ponto de perder sua capacidade de travamento por interferência entre o furo da roda e o eixo da turbina. Ou seja, a roda se solta do eixo.
O rasgo e a chaveta da roda são utilizados em caso de TRIP de emergência da turbina a vapor
Portanto, em situações de emergência e “TRIP” da turbina, alguns projetos utilizam a chaveta de travamento, como forma de tentar continuar mantendo o alinhamento axial e também evitar o deslocamento tangencial da roda, caso essa interferência entre a roda e o eixo seja perdida, o que poderia provocar acidente da turbina.
Perigos com ajuste de interferência entre a roda e o eixo da turbina a vapor
Em velocidades consideravelmente maiores que a rotação máxima de projeto da turbina a vapor, ocorre a perda de ajuste de interferência entre a roda e o eixo principal da turbina.
Portanto, o diâmetro interno da roda pode ficar com uma espécie de formato excêntrico ou ovalizado, causando um grande desbalanceamento e desequilíbrio do rotor que pode causar contato físico entre as peças internas e eventualmente, falha da roda e do rotor e no pior caso um grave acidente.
Assista o vídeo sobre esse assunto
A roda da turbina a vapor deve ser tracionada apenas pelo ajuste de interferência e não pelos rasgos de chaveta
De modo geral as chavetas não são utilizadas para realizar transmissão de torque desenvolvido na roda para o eixo da turbina.
A transferência de torque do vapor na palheta, que está fixada a roda e da roda para o eixo principal deve ser projetado para suportar apenas por meio do ajuste de interferência entre a roda e o eixo em condições normais de operação.
Então, a chaveta serve apenas, para alguns casos de turbinas, para auxiliar o posicionamento da roda no eixo e para questões de segurança.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes para que possa ajudar mais pessoas que também estejam precisando conhecer mais sobre TURBINAS A VAPOR.
Muito obrigado!!!!
A transferência de torque do vapor na palheta, que está fixada a roda e da roda para o eixo principal deve ser projetado para suportar apenas por meio do ajuste de interferência entre a roda e o eixo da turbina
LISTA E-MAIL TURBINA A VAPOR
Canal de compartilhamento de informações e conteúdos sobre TURBINAS A VAPOR.
Siga nos
Conteúdos recentes
Vídeo Relacionado
Participe da lista sobre Turbinas a Vapor
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir